Project Description
Aprendi a meditar há quase quinze anos, com dois monges, numa organização que muito prezo. Desde então, tenho passado por várias fases. No início, meditava com regularidade fixa, duas vezes por dia, e ao longo dos anos tenho tido fases em que interrompo a regularidade, em que aprendo novas formas, em que encontro novas orientações e em que descubro em mim a forma que em cada momento me é mais confortável, que me entrega mais o que procuro.
Há já algum tempo, regressei à regularidade diária. Não sei quanto tempo durará. Sei que agora quero meditar diariamente e que isso me faz sentir muito bem. É como lavar os dentes ou tomar banho, faz parte da higiene diária.
Sendo trainer de PNL e seguindo a abordagem proposta por John Grinder, mesmo nos momentos em que facilito meditações, como as que gravei com a minha amiga Ana Marques, e que fazem parte do programa de meditações que propomos, coloco também o foco em não impor conteúdo.
A imposição de conteúdo acontece quando queremos entregar a cada emoção, a cada experiência, o nosso próprio significado, invadindo os outros com a nossa conceção e significados sobre o mundo.
Nas meditações que propomos (https://sementesdeexcelncia.podia.com/2a2789fb-fa32-493d-8b3e-41a796e8427e), colocamos um grande foco na entrega de possibilidade de experimentar o acesso a estados/recursos sem que os significados que atribuímos a estados/recursos como alegria, amor ou outro qualquer sejam os nossos, deixando assim espaço para que, à sua maneira, cada pessoa sinta a possibilidade de se encontrar consigo.
Este programa pretende ser uma forma de começar a meditar, de entregar essa possibilidade em cerca de cinco minutos diários. Afinal, todos começámos a falar, a andar, desta forma. Primeiro foram os monossílabos, o segurar-se em pé, o ter autonomia, e tudo foram vitórias. A beleza existe quando a vemos, tal como as vitórias.
Que aproveites 😊 Abraço