Quem Sou
Sou Mulher, Mãe de 3 adolescentes, Coach, Facilitadora de Parentalidade Consciente, Formadora, Consultora, Trainer de PNL (treinada por um dos co-criadores da PNL – John Grinder e por Michael Carrol e Carmen Bostic St Claire), Licenciada em Economia.
Ao longo dos últimos anos tenho facilitado processos de mudança, evolução e foco na eficiência de modo a que pessoas, individualmente ou em grupo, possam encontrar melhores caminhos e melhores e mais felizes versões de si próprias.
Ao longo dos últimos 15 anos aprofundei competências formais e informais, na dimensão comportamental, por forma a acompanhar as novas correntes de pensamento e das neurociências, por acreditar que o sucesso depende do desenvolvimento das pessoas nas suas diversas vertentes.
As minhas Convicções
A minha visão do mundo
Acredito que o “mundo”, como o percebemos, é o resultado das nossas decisões e ações. Boas decisões e acções geram bons resultados. Decisões e acções conscientes, focadas e estruturadas geram excelentes resultados. O elevado desempenho está ao alcance de todos os que aprenderem a ativá-lo.
As minhas convicções
Acredito que a mudança depende do desenvolvimento das pessoas e, por isso, abraço com toda a minha energia a missão de ajudar a mudar o mundo, começando no indivíduo e, em concreto, no indivíduo dentro de um sistema.
Acredito que todos temos os recursos de que necessitamos. Acredito que a base do “sucesso” se atinge quando somos mais felizes e agimos com sentido de missão.
Acredito no poder da força redobrada que conquistamos quando escolhemos os nossos desafios.
Acredito na aprendizagem pelo exemplo e pela experiencia e na superação de todos os desafios.
As minhas inspirações
O Coaching é importante como enquadramento formal e terreno fértil de dinâmicas orientadoras das questões que levarão o outro a encontrar o seu próprio caminho.
Uso o coaching como estrutura de condução, através de perguntas, para levar o cliente do ponto actual para o estado desejado, encontrando percursos em que se sente congruente e que o ajudam a procurar dentro de si o mapa para o seu destino.
A PNL – Programação Neurolinguística, uso-a como conjunto de ferramentas que facilitam o sucesso dos processos de transformação nas suas diversas formas e acepções. Permite encontrar o padrão que ajuda o outro a adoptar o comportamento que produz o que verdadeiramente procura.
A Parentalidade Consciente é uma abordagem que me inspira na educação dos meus filhos e na ajuda que dou a outros pais e a professores, não como um conjunto de regras e métodos estanques e universais, mas como um caminho a percorrer com consciência e foco no que é mais importante para cada família.
A Parentalidade Consciente, por ser um sistema que se rege por valores, que identifico como sendo os valores essenciais à existência humana e que permitem aceder à melhor versão de cada um de nós isoladamente e em grupo, está mais perto de uma filosofia de vida do que de uma abordagem à educação.
A meditação, que pratico há cerca de 12 anos, e mais recentemente o Mindfulness, tem-me permitido estar focada no presente e ensinar aos formandos e coachees como viver plenamente, focados no aqui e agora. Sou praticante diária de meditação.
A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA E ALGUMAS COMPETÊNCIAS FORMAIS
Licenciatura em Economia
Certified Coach
Trainer Certificada de Programação Neurolinguística
Ferramentas de Coaching Generativo
Master Practitioner de Programação Neurolinguística
Facilitadora de Parentalidade Consciente
Introduction to the Virginia Satir Human Validation Model
Formadora certificada pelo IEFP
PRÓXIMOS EVENTOS
Segue a Life Seeds
Conheço a Maria José já há alguns anos e desde que a conheço as suas palavras sempre me fizeram questionar o meu modo de estar na minha vida e como lidava com as situações. Tem sido um exemplo para mim de superação. Quando comecei as sessões de coaching com a Maria José, as suas questões fantasticamente desconfortáveis começaram a abanar ainda mais, e continuam a abanar, a minha “estrutura” e o meu estar. Felizmente que assim o é, ao meu ritmo, com o eco das várias questões colocadas ao longo das sessões e com a sua “tutoria” tenho percorrido o meu caminho bem mais tranquila e feliz! 🙂
Obrigada, Maria José por fazeres para da minha Vida!
Conheço a Maria José já há alguns anos e desde que a conheço as suas palavras sempre me fizeram questionar o meu modo de estar na minha vida e como lidava com as situações. Tem sido um exemplo para mim de superação. Quando comecei as sessões de coaching com a Maria José, as suas questões fantasticamente desconfortáveis começaram a abanar ainda mais, e continuam a abanar, a minha “estrutura” e o meu estar. Felizmente que assim o é, ao meu ritmo, com o eco das várias questões colocadas ao longo das sessões e com a sua “tutoria” tenho percorrido o meu caminho bem mais tranquila e feliz! 🙂
Obrigada, Maria José por fazeres para da minha Vida!
Sem saber muito sobre coaching e por intermédio de outra pessoa cheguei à Maria José sem grandes expectativas, ou sendo uma pessimista nata, cheguei sem acreditar que alguma coisa pudesse mudar. O trabalho que fizemos acabaria por mudar a minha vida. É isso que respondo quando hoje alguém me pergunta o que penso sobre o coaching. A Maria José conseguiu uma mudança significativa no meu comportamento e atitudes em pouco tempo, deixando me com ferramentas que levarei comigo para o resto da vida. As nossas sessões foram semanais durante algum tempo e lembro me distintamente de estar entusiasmada todas as tardes antes de nos encontrarmos. Porque sabia que era mais um passo em direcção a um melhor eu. Jamais poderia ter escolhido melhor coach para esta caminhada.
Conheci a Maria José por intermédio de uma amiga comum.
Procurava alguém que em 45minutos/1 hora (durante a hora de almoço, na empresa) conseguisse deixar algumas pistas sobre parentalidade e com isto abrir possíveis caminhos que individualmente cada um desejasse fazer.
Sem lições de vida ou receitas do bem e do mal, de uma forma informal, a Maria José partilhou com todos os que estiveram presentes, factos da vida, e a realidade descomplicada de lidar com eles, tendo como base a essência que é cada um de nós.
Foi um encontro sobretudo apaziguador e fresco que possibilitou despertar alguns temas em torno da educação que queremos para os nossos filhos e como vivemos nela, em família.
Ficou o desejo de querer ouvir e saber mais.
Alguns optaram por fazer um contacto individual no sentido de procurar uma ajuda externa para os desafios que têm em termos familiares na singularidade que cada família/individuo constitui.
Temos 3 filhos, o mais novo com diagnóstico de PHDA, a tarefa de os educar estava se tornando cada vez mais árdua, relações difíceis, pouco diálogo, parecíamos 5 inimigos, em batalhas constantes, algo precisava mudar! Afinal somos uma família! O Coaching ajudou-nos a perceber os pais que queríamos ser, quais as nossas intenções, e a olhar para os nossos filhos como seres únicos que são, aceitando-os, atribuindo-lhes igual valor e confiando. Foi uma ajuda preciosa, e uma das melhores decisões q tomamos enquanto casal! Bem haja Maria José!
Zé, agradeço-te o teu grande apoio e presença amorosa e generosa!
Transmites-me muita confiança, integridade e empenho, que aliados ao sem nro de técnicas que conheces (Há sempre uma nova que vais tira do baú!), à tua paixão e à tua sensibilidade e intuição fazem uma mistura “explosiva”!
Para mim foi muito importante em momentos-chave contar com o teu trabalho! Trouxe-me novas reflexões e sentires, clareza e guiou-me ao encontro daquilo que é mais importante para mim!